Emoções X felicidade

Por Sensei Marciele Brum*
Antes de entrarmos nos templos japoneses, temos de lavar a boca e as mãos com água disponível em fontes naturais (veja a foto). O objetivo é nos purificar, visto que podemos transmitir muita energia negativa por meio das palavras verbalizadas. A intriga, a fofoca, as queixas e reclamações baixam nossa vibração e geram negatividades ao nosso redor. A dor de cabeça e o cansaço repentinos são os primeiros sintomas de que o ambiente é prejudicial.
Have A Happy Birthday!
Por meio da fala, que tem poder, podemos abençoar ou amaldiçoar pessoas. Muito do que dizemos reflete o nosso estado de espírito momentâneo, podendo revelar emoções perturbadoras presentes, como o ódio, a ira, a inveja, a ansiedade ou ciúmes. Elas chegam sem ser convidadas a todo momento. Somos como uma casa de hóspedes. Você não precisa se identificar e aceitar isso como algo seu. Pode utilizar técnicas de vida que o capacitem a observar e deixar passar, sem resistência.
Muitos não se dão conta de que a responsabilidade é grande. Criamos nossa própria atmosférica com pensamentos, palavras, ações e omissões e atraímos tudo que está em sintonia com essa realidade.
Cultivar práticas, que acalmam a mente e trazem paz interior, é fundamental para assegurarmos bem-estar, mas também para limpar o nosso coração, órgão onde reside a inteligência humana, conforme o entendimento dos japoneses.
Com o coração mais puro, julgaremos menos o nosso semelhante, teremos mais compaixão diante das imperfeições nossas e alheias, sentiremos menos raiva e mais amor. Iremos sorrir mais, transformar pequenos momentos em grandes, motivaremos mais quem está ao nosso lado. Não teremos arrependimentos e viveremos novas experiências, provaremos novos sabores. Estaremos libertos das mágoas e rancores, guardaremos somente os aprendizados, transbordaremos amor. Vibraremos amor simplesmente por termos a capacidade de amar mais sem condições ou expectativas.
Dessa forma, seremos gradativamente mais felizes independentemente dos fatores estressores, que continuarão surgindo no cotidiano.
Dias atrás, uma cliente que atendo como terapeuta reiki disse ter extrema dificuldade em aceitar a mudança até mesmo quando é para uma situação melhor. Essa é uma caraterística humana comum. E eu falei para ela que é preciso trabalhar isso para evitar tanto sofrimento, porque a única coisa certa é que tudo muda o tempo todo. E temos de seguir o fluxo natural da vida.
*Sensei certificada no Brasil e no Japão. Mestre de Reiki; Reiki Master pelos Sistemas Usui, Tibetano, Osho Neo-Reiki, Kahuna, Tradicional Japonês, Reido Reiki e Gendai Reiki Ho; Karuna-Reiki® Master; doutora em Reiki (shinpiden) e professora universitária de Reiki da Facha-RJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s